Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Veterinários portugueses ajudam a tratar centenas de animais em África

A Veterinários Sem Fronteiras é uma organização não-governamental que subsiste com parcerias e donativos. Têm uma última missão em Cabo Verde e precisam de donativos.

Notícias ao Minuto

07:50 - 10/04/19 por Anabela Sousa Dantas

País VSF

A Veterinários Sem Fronteiras (VSF) já existe há alguns anos e tem como missão "providenciar apoio veterinário às populações mais necessitadas nos países em vias de desenvolvimento", através do tratamento de cães e gatos e do apoio às autoridades locais, no sentido de sensibilizar para as doenças que podem ser transmitidas de animais para pessoas.

A organização não-governamental (ONG) esteve em S.Tomé, em março, onde, com o apoio financeiro da Australian Aid e em colaboração com a Direção da Pecuária de S. Tomé, "esterilizaram cento e dez cães em apenas dez dias".

A próxima missão é em Cabo Verde. Três estudantes portuguesas de veterinária viajam entre 12 e 26 de abril para Santiago, com o apoio da Bons Amigos, uma associação cabo verdiana sem fins lucrativos.

As viagens das voluntárias, porém, assim como alimentação e alojamento, são custeadas pelas próprias, "sem qualquer apoio externo", motivo pelo qual apelam a doações. Pode visitar o site da VSF aqui e a página de Facebook aqui.

"Além da partilha de conhecimentos, o objetivo é prestar assistência aos médicos veterinários no tratamento de cães, gatos e não só, pensando também na proteção da saúde humana. As estudantes vão também dar apoio às autoridades locais no controlo das populações de cães errantes", pede ler-se no comunicado enviado às redações.

As três estudantes levarão também "material cirúrgico e material escolar de que Cabo Verde precisa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório