Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Alunos de educação básica terão provas de matemática e português

O ministro da Educação, Nuno Crato, anunciou hoje que o Governo está a preparar um decreto de lei para tornar obrigatórias provas de matemática e português no acesso à licenciatura em educação básica.

Alunos de educação básica terão provas de matemática e português
Notícias ao Minuto

16:51 - 28/10/13 por Lusa

País Crato

"Com esse decreto de lei é reforçada a formação científica dos futuros professores e vamos tornar obrigatório para o acesso à licenciatura em educação básica a realização de provas de ingresso nas áreas de português e de matemática", anunciou Nuno Crato.

O ministro falava nas jornadas parlamentares conjuntas do PSD e do CDS-PP, que decorrem hoje e terça-feira, na Assembleia da República, em Lisboa.

Uma "primeira versão" do decreto vai seguir para consulta pelos "diversos parceiros", disse o ministro, nomeadamente, para as instituições de ensino superior.

"É possível neste momento que um professor do segundo ciclo faça todo o seu percurso, tendo reprovado a matemática no nono ano de escolaridade, tendo passado o secundário sem ter matemática, e em seguida ir para uma licenciatura em educação e ensinar matemática e português aos nossos jovens do segundo ciclo", expôs.

"Isto não se pode manter. Nós queremos que os futuros professores, ao entrarem para a licenciatura em educação básica, tenham de mostrar o que sabem de português e matemática ao nível do 12º ano", defendeu.

Nuno Crato afirmou que não se trata de provas de ´matemática A', mas "de um mínimo de matemática, de polinómios, de divisões de frações, aquilo que os professores têm que saber quando estão a ensinar alunos do segundo ciclo".

O ministro da Educação, que interveio a seguir ao ministro da Saúde, durante umas jornadas parlamentares em que, à semelhança do ano passado, todos os ministros intervêm, voltou ainda a referir-se aos incentivos fiscais a empresas que contratem doutorados.

Estes incentivos fiscais foram inscritos, na proposta de Orçamento do Estado para 2014.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, referiu, na sua intervenção, que a Direcção-Geral de Saúde vai recolher "informação sobre os principais tipos de doença" da sociedade portuguesa, fazendo o "ponto de situação" sobre as diferentes patologias.

Paulo Macedo anunciou ainda a realização de um inventário e análise de custos dos equipamentos comprados e que não são usados pelo Serviço Nacional de Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório