Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Reforço da capacitação tecnológica e de wardware da PJ está para breve

O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje que em abril deverá efetuar-se um reforço da capacitação tecnológica da PJ em "wardware", o que permitirá substituir equipamento, nomeadamente computadores, que já tem vários anos.

Reforço da capacitação tecnológica e de wardware da PJ está para breve
Notícias ao Minuto

12:37 - 12/03/19 por Lusa

País Diretores

Luís Neves, que falava na abertura das sétimas Jornadas de Polícia Científica subordinada ao tema 'Valorização do Capital Humano: Um desafio', referiu ter o "forte apoio" da secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, no esforço para que a PJ dê um "salto qualitativo na área das novas tecnologias".

O diretor nacional da PJ mostrou-se ainda convicto de que será possível concretizar os oito projetos da área tecnológica da PJ que concorreram ao Fundo da Segurança Interna, uma forma de financiamento que, segundo Anabela Pedroso, não era há muito tempo utilizado pelo Ministério da Justiça.

Quanto ao trabalho da PJ e do seu Laboratório de Polícia Científica (LPC), Luís Neves sublinhou a importância do conhecimento e do saber, a par da coragem de saber "ousar, ter ideias e partilhar", num espírito de entreajuda com todas as forças de segurança.

Anabela Pedroso sublinhou a evolução que se tem verificado no trabalho da LPC, na recolha e análise da prova, abrangendo as mais diversas áreas científicas e considerou fundamental apostar na inovação e na partilha de práticas e conhecimento.

Um dos temas em foco nestas jornadas é, aliás, o da gestão do conhecimento, cabendo a Veríssimo Milhazes, da Direção Nacional da PJ, falar sobre a 'Gestão do Conhecimento em Estruturas Hierarquizadas'.

'O Crime em Ambiente Marítimo - Capacidades e possibilidades de intercâmbio de conhecimento com outras forças de segurança' e 'A Formação como veículo para a valorização do Capital Humano' são outros dos vários temas em debate no auditório da sede da PJ, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório