Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Fim de legislatura "sem crises" permite escolher futuro do país

O Presidente da República considerou hoje que já se pode dizer "que a legislatura chegou ao fim" e que, agora, os portugueses vão poder "comparar projetos, propostas e escolher o que pretendem para o futuro".

Fim de legislatura "sem crises" permite escolher futuro do país
Notícias ao Minuto

18:58 - 18/02/19 por Lusa

País Marcelo

"Penso que se pode dizer que a legislatura chegou ao fim. Era esse um dos objetivos da situação económica e financeira muito difícil do país e era importante que não houvesse crises políticas. Estamos a sete meses, isso foi bom para o país e é bom para as escolhas dos portugueses que podem comparar projetos, propostas e escolher o que pretendem para o futuro", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República, que falava, no Porto, à margem da cerimónia de entrega do Prémio BIAL Medicina Clínica 2018, foi questionado sobre a remodelação governamental hoje oficializada, mas lembrou apenas que dentro de poucos meses irão realizar-se eleições.

"As remodelações são possíveis enquanto existir Governo e teoricamente são possíveis até ao último dia da existência de um Governo, mas estamos muito próximos de eleições - faltam três meses para as eleições europeias e, logo a seguir, quatro para as regionais da Madeira e para as legislativas - portanto, é uma ponta final da legislatura. Mas, não há nada que impeça uma remodelação na ponta final da legislatura", afirmou.

O Presidente da República adiantou ainda que tenciona "convocar as eleições europeias dentro de poucos dias", ou seja, "cerca de 90 dias antes da sua realização".

Sobre a separação de matérias entre o que é campanha eleitoral e ação governamental, o chefe de Estado considerou ser "evidente que, com a convocação das eleições, fica claro que tem de se separar aquilo que é a atividade executiva e a campanha eleitoral".

Quanto à moção de censura que o CDS-PP apresentou ao Governo, Marcelo Rebelo de Sousa disse que não lhe competia pronunciar-se.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório