Meteorologia

  • 15 FEVEREIRO 2019
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 13º

Edição

Eleições intercalares em freguesia de Monção marcadas para 28 de abril

A freguesia de Pias, a oito quilómetros do centro de Monção, no Alto Minho, vai ter eleições intercalares no dia 28 de abril, depois de em julho os sete eleitos pelo movimento Unidos por Pias terem renunciado ao mandato.

Eleições intercalares em freguesia de Monção marcadas para 28 de abril
Notícias ao Minuto

11:58 - 13/02/19 por Lusa

País Votação

O despacho que determina a marcação de eleições intercalares naquela freguesia foi hoje publicado em Diário da República, tal como o que nomeia a comissão administrativa para a Assembleia de Freguesia de Pias. Ambos os documentos, datados de 25 de janeiro, são assinados pelo secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Manuel Soares Miguel.

A freguesia de Pias está em "gestão corrente" desde julho de 2018, após a renúncia da presidente eleita nas autárquicas de outubro de 2017 pelo UPP - Grupo de Cidadãos Eleitores Unidos por Pias, única lista que se apresentou ao ato eleitoral.

Contactado hoje pela agência Lusa, Edmundo Agostinho Correia, um dos três elementos nomeados para a comissão administrativa que vai conduzir a freguesia até à eleição de um novo executivo, explicou que Cátia Gonçalves, que venceu as autárquicas de 2017 com 79,4% dos votos, alegou "incompatibilidade" de exercer o cargo de autarca com as funções de chefe da divisão de Águas, Saneamento e Ambiente na Câmara de Monção que, entretanto, assumiu após ter vencido um concurso aberto por aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo.

Edmundo Agostinho Correia, anterior presidente daquela freguesia e número dois na lista de Cátia Gonçalves viu-se "impedido", pela lei de limitação de mandatos, de assumir a liderança daquela autarquia com cerca de 1.200 habitantes e cerca de 850 eleitores.

Edmundo Agostinho Correia adiantou ter conhecimento da existência de "apenas uma lista" candidata às eleições agora marcadas para 28 de abril, e revelou que irá integrar essa equipa, como número dois.

"Ainda não está definido quem será o cabeça de lista, nem se concorreremos pelo mesmo movimento (UPP - Grupo de Cidadãos Eleitores Unidos por Pias)", informou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório