Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Sobe para 12 o número de detidos por fraude fiscal. Arguidos são mais

A Polícia Judiciária revela que a investigação ainda não está fechada e que o valor da fraude pode aumentar.

Sobe para 12 o número de detidos por fraude fiscal. Arguidos são mais

A Polícia Judiciária (PJ) revelou, durante uma conferência de imprensa dada, no Porto, na tarde desta quarta-feira, que deteve mais uma pessoa no âmbito da Operação Apate.

Além dos 12 detidos, a PJ adiantou que o número de arguidos, suspeitos dos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e associação criminosa, é bem maior. Isto porque, explicou o inspetor responsável pelo caso, "o esquema tinha vários estratos. Tinha uma liderança e vários níveis de participação. Cada qual tem o seu grau de responsabilidade e a sua atuação diverge de uns para os outros".

Na mesma conferência, a PJ admitiu que há documentos que ainda não foram analisados e que, por essa razão, há uma possibilidade do valor da fraude ao aumentar, assim como o número de arguidos.

"Foi apreendida muita documentação, contabilística e não só e, portanto, essa documentação vai ser analisada e o valor que está estabelecido pode ser superior do que o que já está averiguado", disse o inspetor da PJ, adiantando que este é "um procedimento criminoso muito elaborado levado a cabo por pessoas ligadas, principalmente, à contabilidade e hotelaria".

Recorde-se que a PJ desmantelou, esta quarta-feira, na zona Norte do país, uma associação criminosa que cometia crimes de fraude fiscal qualificada, branqueamento, burla tributária, fraude contra a Segurança Social e falsificação de documentos. Os suspeitos terão lesado o Estado em, pelo menos, dois milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório