Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bairro Jamaica: “O maior criminoso? O Estado e a Câmara do Seixal”

José Miguel Júdice acusa o Governo e autarquia do Seixal de fecharem os olhos às condições “daquele buraco”, originando assim atos de violência.

Bairro Jamaica:  “O maior criminoso? O Estado e a Câmara do Seixal”

José Miguel Júdice é o novo comentador da SIC e no primeiro programa de ‘As Causas’, transmitido esta terça-feira, examinou, entre outros assuntos, o caso de violência entre polícia e moradores do Bairro da Jamaica, que tanto tem dado que falar.

O advogado começou por sublinhar que “toda a gente esteve mal” neste episódio de violência, que aconteceu na passada semana e foi divulgado nas redes sociais, através de um vídeo. Contudo, para José Miguel Júdice, “quem esteve pior não foi nem a polícia nem as pessoas”, os principais responsáveis são o Governo e a Câmara do Seixal, a quem acusa de não tomar medidas para melhorar as condições sociais do Bairro da Jamaica.

“A polícia é constituída por seres humanos. São agredidos, defendem-se, tentam manter a ordem, fazem o seu dever, erram às vezes. As pessoas que ali estão cometem crimes, mas quem é o maior criminoso? Para mim, o principal responsável é o Estado português e a Câmara do Seixal, porque é intolerável que se continue a ter aquele buraco, aquela horrível situação quando se está a gastar tanto dinheiro com outras coisas menos urgentes”, acusa.

O antigo bastonário da Ordem dos Advogados não tem dúvidas de que o Governo só vai conseguir diminuir episódios de violência como este quando “acabar com estes focos de miséria instalada, sítios onde a Justiça não entra, porque também não entra o pão, não entra a educação, não entra a saúde, não entra a eletricidade, não entra aquilo que é essencial para que as famílias possam sobreviver”.

Para José Miguel Júdice “é preciso ir às causas sociais, que não são as únicas causas, mas que são um fator decisivo para a criminalidade” e que esta é uma tarefa que “temos de enfrentar e que qualquer Governo deve assumir”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório