Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Conselho da Magistratura abre processo disciplinar a Carlos Alexandre

O juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal Carlos Alexandre foi alvo de um processo disciplinar por declarações dadas em entrevista à RTP sobre o sorteio da fase de instrução da Operação Marquês.

Conselho da Magistratura abre processo disciplinar a Carlos Alexandre
Notícias ao Minuto

13:29 - 27/11/18 por Lusa com Notícias ao Minuto

País Decisão

"O inquérito aberto a 17 de outubro de 2018 foi convertido em Procedimento Disciplinar por deliberação do Conselho Permanente do Conselho Superior da Magistratura (CSM) de 13 de novembro, tomada por unanimidade", refere uma nota do CSM, hoje divulgada.

A 17 de outubro, o Conselho Superior da Magistratura (CSM) abriu um inquérito ao juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal Carlos Alexandre.

Segundo um comunicado do CSM na altura, "dada a gravidade das declarações prestadas foi determinado, por despacho proferido pelo vice-presidente do CSM (...) a abertura de inquérito, para cabal esclarecimento de todas as questões suscitadas pela entrevista em causa que sejam suscetíveis de relevar no âmbito das competências" deste órgão de gestão e disciplina dos juízes.

Na entrevista ao programa Linha da Frente da RTP, Carlos Alexandre questionou o sistema de sorteio de juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) que, recorde-se, escolheu o outro juiz do TCIC, Ivo Rosa.

"Há uma aleatoriedade que pode ser maior ou menor consoante o número de processos de diferença que exista entre mais do que um juiz", disse Carlos Alexandre, lançando dúvidas sobre o sistema de sorteio.

No comunicado sobre a abertura de um inquérito a Carlos Alexandre, divulgado em outubro, é referido que, "de acordo com todos os elementos técnicos disponíveis, a distribuição eletrónica de processos é sempre aleatória, não equilibrando diariamente, nem em qualquer outro período temporal suscetível de ser conhecido antecipadamente, os processos distribuídos a cada juiz".

De recordar que já em setembro de 2016, o 'superjuiz' esteve envolvido numa situação semelhante, Depois de uma entrevista dada à SIC, o Conselho Superior da Magistratura abriu um inquérito disciplinar a Carlos Alexandre, e na sequência de uma queixa apresentada pelo ex-primeiro-ministro José Sócrates. Esse inquérito acabou, porém, arquivado, apesar de o CSM manifestar que foram "pouco felizes na sua expressão algumas dessas declarações", considerou também que "as mesmas não se revestiam de relevância disciplinar".

Ivo Rosa vai ser o juiz de instrução do processo Operação Marquês, no qual está acusado o antigo primeiro-ministro José Sócrates, ditou no dia 28 de setembro o sorteio eletrónico realizado no TCIC.

O sorteio informático deste megaprocesso, em que estão acusados nomes conhecidos da política, da banca e da PT, realizou-se no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) e resumiu-se à escolha entre Carlos Alexandre e Ivo Rosa, os dois únicos juízes daquele tribunal.

A fase inicial de inquérito da Operação Marquês foi dirigida pelo Ministério Público, mas contou com decisões e intervenções de Carlos Alexandre, motivo que levou alguns dos advogados de defesa a pedir o afastamento deste juiz da fase seguinte, a instrução do processo.

A Operação Marquês culminou na acusação a um total de 28 arguidos - 19 pessoas e nove empresas - e está relacionado com a prática de quase duas centenas de crimes de natureza económico-financeira.

José Sócrates, que chegou a estar preso preventivamente durante dez meses e depois em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório