Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Carlos Alexandre alvo de inquérito disciplinar

Em entrevista à RTP, o 'superjuiz' questiona a transparência do sorteio informático que ditou Ivo Rosa como juiz para conduzir a fase de instrução da Operação Marquês e disse que "nunca receberia um processo incompleto".

Carlos Alexandre alvo de inquérito disciplinar
Notícias ao Minuto

16:19 - 17/10/18 por Notícias Ao Minuto

País Operação Marquês

O juiz Carlos Alexandre vai ser alvo de um inquérito disciplinar para "cabal esclarecimento" das declarações que fez à RTP, em que questiona a transparência no sorteio informático do juiz a cargo da Operação Marquês.

Segundo um comunicado do Conselho Superior da Magistratura (CSM), citado pela agência Lusa, "dada a gravidade das declarações prestadas foi determinado, por despacho hoje proferido pelo vice-presidente do CSM (...) a abertura de inquérito, para cabal esclarecimento de todas as questões suscitadas pela entrevista em causa que sejam suscetíveis de relevar no âmbito das competências" deste órgão de gestão e disciplina dos juízes.

Na dita entrevista à estação televisiva, o 'superjuiz', como é muitas vezes tratado, questiona a forma como decorreu o processo e denunciou que apenas uma parte do processo foi transferida para Ivo Rosa.

A entrevista exclusiva à RTP será transmitida, na íntegra, esta quarta-feira. 

Na mesma entrevista, Carlos Alexandre refere que "nunca receberia um processo incompleto", colocando em causa a escolha de Ivo Rosa.

Até 13 dos 28 arguidos da Operação Marquês pedirem a abertura da fase de instrução, Carlos Alexandre foi um juiz a cargo desta investigação. 

No passado dia 28 de setembro, recorde-se, Ivo Rosa foi sorteado para conduzir a fase de instrução do processo Operação Marquês, que tem como principal arguido José Sócrates-

Recomendados para si

;
Campo obrigatório