Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Naufrágio: Onda apanhou pescadores desprevenidos e virou embarcação

A traineira saiu do porto de Leixões no domingo à noite. O alerta para o naufrágio foi dado na manhã desta segunda-feira.

Naufrágio: Onda apanhou pescadores desprevenidos e virou embarcação
Notícias ao Minuto

15:46 - 15/10/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Espinho

A traineira Mestre Silva naufragou, esta manhã de segunda-feira, ao largo de Espinho, tirando a vida a, pelo menos, uma pessoa. Para já, três homens continuam desaparecidos e um, o mestre da embarcação, foi resgatado do mar com vida.

Segundo o comandante da capitania de Leixões, Rodrigues Campos, eram cinco os tripulantes da embarcação que naufragou porque foi “apanhada desprevenida por uma onda que a atingiu de lado, virando-a e atirando os pescadores ao mar”.

Os cinco tripulantes, sublinhou o comandante, “não tiveram hipótese de resposta e foram atirados para a água”.

Quanto às condições da traineira, Rodrigues Campos garantiu que a mesma tem as “vistorias em dia” e que estas são “válidas até junho do próximo ano”.

Sobre o estado do tempo, o comandante frisou que, apesar dos alertas, não havia nada que impedisse a embarcação de sair para o mar, até porque a barra de Leixões não foi encerrada. “Mantém-se aberta e, portanto, não há nada que impeça as embarcações deste género de exercerem a sua faina”, frisou.

Ao início da tarde continuam a decorrer as buscas entre Esmoriz e Espinho, a cerca de 8 a 10 milhas da costa, que, contudo, não estão a ser facilitadas devido à fraca visibilidade que se faz sentir no local, uma situação que deverá agravar-se com o aproximar do fim do dia.

“Enquanto for possível vamos manter meios na água a fazer buscas”, garantiu Rodrigues Campos.

A estas informações, o capitão do porto da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, José Festas, acrescentou, em declarações à agência Lusa, que dois dos cinco pescadores são naturais da Indonésia. O capitão José Festas revelou também que o mestre da embarcação tem 52 anos e foi encaminhado para o Hospital de Santa Maria da Feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório