Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AVIPG leva exposição solidária a concelhos afetados por fogos de outubro

A Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG) vai abrir a itinerância da exposição de pintura e escultura em torno da tragédia de junho de 2017 a concelhos afetados pelos grandes fogos de outubro do mesmo ano.

AVIPG leva exposição solidária a concelhos afetados por fogos de outubro
Notícias ao Minuto

13:58 - 10/09/18 por Lusa

País Pedrógão Grande

Depois de ter passado pela maioria dos concelhos afetados pelo incêndio de Pedrógão Grande, a exposição vai agora percorrer a região atingida pelos fogos de outubro, disse à agência Lusa a presidente da AVIPG, Nádia Piazza, que espera que, a 15 de outubro, quando se assinalar um ano da tragédia, a exposição já esteja num dos concelhos por onde as chamas passaram.

A exposição surgiu depois de ter sido promovido um leilão pela Fundação Júlio Resende (que reuniu obras de mais de 100 artistas que responderam ao desafio daquela instituição), onde foram arrecadados um total de 38 mil euros para financiar bolsas de estudo para estudantes de artes da região afetada pelo grande fogo de Pedrógão Grande.

As 60 obras remanescentes formam a exposição itinerante 'Memorial Artístico', que tem percorrido os vários concelhos daquela zona desde setembro de 2017.

Na exposição, é possível encontrar diferentes interpretações e perspetivas por parte dos artistas em torno da tragédia de junho.

Agora, a AVIPG abre a itinerância da exposição aos concelhos de outubro.

"Vamos andar pelas zonas ardidas, por uma questão de sensibilização, para que tudo isto não volte a acontecer e para que se mantenha a memória do que foi esta tragédia", frisou Nádia Piazza.

Mais para a frente, a exposição deverá também estar patente na sede da Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, e em Monchique, concelho do Algarve que este ano foi afetado por um grande incêndio.

Antes da itinerância pelos concelhos de outubro, a exposição vai estar patente no Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, a partir de quinta-feira e até 09 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório