Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Costa espera que Suécia continue um "bastião" dos bons valores europeus

O primeiro-ministro saudou hoje os sociais-democratas suecos por terem sido a força partidária mais votada nas eleições de domingo e afirmou esperar que, com o novo Governo, a Suécia continue um "bastião dos bons valores europeus".

Costa espera que Suécia continue um "bastião" dos bons valores europeus
Notícias ao Minuto

12:42 - 10/09/18 por Lusa

País Primeiro-ministro

António Costa fez esta análise aos resultados das eleições gerais suecas após ter inaugurado no Lagoas Park, em Oeiras, as novas instalações da multinacional norte-americana Johnson & Johnson.

Na Suécia, os resultados provisórios apontam para que o bloco da esquerda - que junta sociais-democratas, esquerda e ambientalistas - tenha obtido 40,6% e a Aliança de direita, na oposição, 40,2%, deixando os dois adversários tradicionais aquém da maioria necessária para formar governo.

Ao mesmo tempo, a extrema-direita dos Democratas Suecos afirmou-se como terceira força política, tendo obtido quase 18% dos votos.

António Costa começou por saudar a vitória do Partido Social-Democrata da Suécia, "que ganhou as eleições".

"Apesar de a extrema-direita ter subido, o facto é que ficou em terceiro lugar, tendo uma derrota clara. O facto de os dois blocos tradicionais estarem equilibrados exigirá seguramente uma negociação entre eles", observou.

O primeiro-ministro referiu, depois, que o seu desejo é o de que a Suécia "prossiga como um bastião dos bons valores europeus, como tem sido sempre".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório