Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Oito espécies de aves extintas. Quercus exige que Governo tome medidas

Associação dá o exemplo da rola-brava que, apesar de se encontrar globalmente ameaçada, continua a ser caçada em Portugal.

Oito espécies de aves extintas. Quercus exige que Governo tome medidas
Notícias ao Minuto

11:37 - 05/09/18 por Natacha Nunes Costa

País Ambiente

A Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus) exige que o Governo tome medidas para evitar a extinção de algumas espécies de aves ameaçadas.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a Quercus mostrou estar especialmente preocupada com a caça à rola-brava que, apesar de se encontrar globalmente ameaçada, continua a ser caçada em Portugal.

“É necessário que Governo, autarquias e associações trabalhem juntos num esforço para preservar habitats ameaçados e restaurar habitats degradados para inverter esta tendência que aponta para uma extinção em massa de espécies no nosso planeta. Ainda é possível salvar muitas destas espécies, mas temos de agir já”, afirma o presidente da Quercus João Branco.

A preocupação da Quercus foi acentuada, esta terça-feira, com a divulgação de um relatório da Birdlife Internacional que dá conta que oito espécies de aves foram dadas como oficialmente extintas e, apenas uma, pode, eventualmente, ser recuperada.

As principais causas globais apontadas para o declínio e extinção destas espécies, para além das más práticas agrícolas e desflorestação, têm a ver com a expansão de espécies exóticas, abate e captura de aves vivas, construção de grandes infraestruturas, proliferação de redes e outros artefactos de pesca e as alterações climáticas.

A Quercus recorda que, nos últimos 500 anos, foram extintas 183 espécies e que, cerca de 90% das extinções já consumadas vitimaram espécies que habitavam em pequenas ilhas. Contudo, chama a atenção para o facto de estas novas extinções estarem a acontecer em grandes zonas continentais, devido, principalmente, à destruição dos habitats naturais, quer para dar origem a culturas intensivas agrícola e de árvores de rápido crescimento, quer para a criação de novas áreas urbanas destinadas à habitação, turismo e indústria.

Algumas espécies de aves em perigo de extinção global que existem em Portugal são a águia-imperial (Aquila adalberti) e o abutre-preto (Aegypius monachus).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório