Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Também os animais foram vítimas dos fogos na Grécia. Saiba como ajudar

Centenas de animais domésticos morreram nos incêndios na Grécia, muitos outros continuam desaparecidos. Para já, urge cuidar dos vivos. E Portugal vai dar uma ajuda.

Também os animais foram vítimas dos fogos na Grécia. Saiba como ajudar
Notícias ao Minuto

10:27 - 26/07/18 por Notícias Ao Minuto

País Incêndios

À semelhança do que se passou em Portugal no ano passado, também os animais sofreram e estão a sofrer com os incêndios na Grécia, que vitimaram, pelo menos, 81 pessoas. Agora, é a nossa vez de ajudar, apela o grupo português IRA (Intervenção e Resgate Animal). Centenas de animais de estimação morreram e muitos continuam desaparecidos. 

Quando Portugal caiu de joelhos perante o pesadelo dos fogos, o país juntou-se para encher o peito e voltar à batalha. Os portugueses, dentro das suas possibilidades, juntaram-se para fazer chegar ajuda onde era preciso. Hoje é a Grécia e os seus animais”, lê-se na publicação feita na rede social Facebook.

O grupo apela à ajuda de todos. “Da mesma forma que fomos ajudados internacionalmente é agora a nossa vez de retribuir”, refere, dando a conhecer o caso de um hospital veterinário grego que está a ajudar gratuitamente todos os animais afetados pelos fogos.

Para cumprir essa missão, o hospital em causa (o Attiko Animal Hospital) precisa de bens como alimentação (cão/gato); material hospitalar como soro fisiológico, gazes, pensos, ligaduras, álcool, água oxigenada, betadine, bepanthene, Biafine, luvas descartáveis, etc e mantas e cobertores.

Estas ajudas deverão ser expedidas por correio para a seguinte morada: Attiko Animal Hospital Morada: 20 klm Av. Lavrio, 19002, Peania, Attica - Greece. 

Para quem não tiver para que não tiver oportunidade de enviar diretamente, poderá deixar os donativos em géneros na loja da PELOTA, com a morada: Avenida Estados Unidos da América, 112-B, 1700 em Lisboa.

Segundo números do Eurostat, a Grécia, que tem dez milhões de habitantes, possui 700 mil cães e perto de 300 mil gatos domésticos, mas estima-se que o total de cães e gatos vadios ronde os três milhões.

A organização não-governamental Dogs'Voice iniciou uma operação de socorro aos animais domésticos paralela aos incêndios dos últimos dias em Kineta e Mati, tendo identificado mais de 200 mortos e recolhido 126 vivos desde terça-feira, a maioria vadios, disse à Lusa a dirigente Eleni Veve.

"Há uma grande resposta no terreno, temos mais de 600 casas de acolhimento e 14 centros e clínicas veterinárias que ofereceram tratamentos", saudou. Alguns animais domésticos já foram reunidos aos seus donos e nove vadios adotados, mas a partir de quinta-feira a Dogs' Voice [www.dogsvoice.gr] vai lançar uma campanha de adoção e também de recolha de fundos.

A Federação Pan-Helénica para a Proteção dos Animais e do Ambiente emitiu um comunicado, estimando em "milhares de animais" o número de mortos nos incêndios e pedindo aos seus membros que "ajudem e consolem os afetados, com respeito pela dor mental e física de todas as criaturas, pessoas e animais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório