Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Luta de investigadores e bolseiros continua com carta a entregar a Costa

A carta será entregue a António Costa esta terça-feira, pelas 11h.

Luta de investigadores e bolseiros continua com carta a entregar a Costa
Notícias ao Minuto

17:04 - 09/07/18 por Filipa Matias Pereira

País Contestação

A luta de docentes, investigadores e bolseiros já não é nova. Em causa está, entre outros aspetos, a legislação que prevê a contratação de investigadores-doutorados em substituição de bolsas de formação de pós-doutoramento.

Com efeito, um grupo de docentes, investigadores e bolseiros da Universidade de Lisboa vai entregar esta terça-feira, pelas 11h, uma carta ao primeiro-ministro, já que este é o “principal responsável pela execução das Leis legitimamente aprovadas pelos representantes dos cidadãos eleitores”, refere o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.

Nesta missiva são solicitadas garantias claras de que a lei do Programa de Regulação Extraordinária de Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP) será respeitada, dando cumprimento ao compromisso do seu Governo no combate à precariedade.

Esta carta, refere ainda o comunicado, “desmonta de forma inequívoca o discurso da direção do IST e, de um modo geral, de todas as Instituições de Ensino Superior, para tentarem não aplicar a lei do PREVPAP às carreiras especiais, com argumentos que se organizam em três vertentes: o mérito dos requerentes, os recursos e a sustentabilidade financeira, e a autonomia universitária”.

Os signatários da missiva pedem igualmente uma audiência com António Costa para que, “de viva voz, lhe possa ser transmitida a realidade em que se encontram os precários nesta universidade e o caráter falacioso dos argumentos apresentados pela direção do IST”.

Recorde-se ainda que no passado dia 4, o ministro da Ciência, Manuel Heitor, foi apupado por bolseiros de investigação científica enquanto este discursava na sessão de encerramento do encontro Ciência 2018, em Lisboa.

Para além disso, ainda no final de 2017, dezenas de investigadores e bolseiros científicos confrontaram o ministro do Ensino Superior com promessas a propósito da precariedade no setor, exigindo que a Lei 57/2017 fosse aplicada e fossem abertos concursos e contratações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório