Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Câmara do Porto condena "intolerável ato de violência racista"

A Câmara do Porto condenou hoje de forma "veemente" a agressão a uma jovem por um segurança que trabalhava para a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), classificando o sucedido como um "intolerável ato de violência racista".

Câmara do Porto condena "intolerável ato de violência racista"
Notícias ao Minuto

15:21 - 03/07/18 por Lusa

País Nicol Quinayas

Numa moção apresentada pelo PS, aprovada por unanimidade em reunião pública do executivo municipal, a autarquia manifesta ainda solidariedade à jovem pela "covarde agressão" de que foi vítima e alerta o Governo e os diferentes partidos representados na Assembleia da República para a revisão "urgente" da lei que regula as empresas de segurança privada, de modo a assegurar que o recrutamento, formação dos seus profissionais e acompanhamento da sua ação correspondem aos padrões éticos adequados a um estado de Direito.

Nicol Quinayas, de 21 anos, nascida em Portugal, mas de ascendência colombiana, alega ter sido violentamente agredida e insultada na madrugada de 24 de junho, no Porto, por um segurança da empresa 2045 a exercer funções de fiscalização para a empresa STCP.

O Ministério Público abriu já um inquérito para investigar o caso, revelou na semana passada a Procuradoria-Geral da República (PGR), numa resposta escrita à Lusa.

O vereador socialista Manuel Pizarro considerou que é "imperioso" condenar todas as manifestações de racismo e xenofobia, para que o Porto mantenha intactos os seus "pergaminhos" de cidade da liberdade, da tolerância e da solidariedade.

"É essencial minorar, por todos os meios ao nosso alcance, os riscos de que atos como estes se repitam", frisou.

Pizarro referiu que este "intolerável ato de violência racista é raro na cidade" do Porto, não havendo praticamente relato deste tipo de situações, e não caracteriza de modo nenhum o funcionamento da STCP e o comportamento da esmagadora maioria dos seus trabalhadores e colaboradores.

Por seu lado, o presidente da câmara, o independente Rui Moreira, assumiu que todas as pessoas se sentem preocupadas e comovidas com situações desta natureza.

Saudando o ministro da Administração Interna por ter mandado abrir um inquérito, o autarca criticou o facto de, aquando da divulgação deste acontecimento, se tenho dado a entender que o Porto é uma cidade racista.

"É vergonhoso como é dado a entender que o Porto acordou racista", sublinhou.

Também o PSD, através do seu vereador Álvaro Almeida, repudiou a agressão, entendendo que converter um ato individual em algo institucional é um "passo errado".

Já Ilda Figueiredo da CDU realçou que este é um problema que está subjacente em muitas zonas do país, exigindo de todos um grande empenhamento, nomeadamente na educação para a cidadania e direitos humanos.

Na sua opinião é necessário dar formação às pessoas que estão em contacto com o público.

Depois de o caso se ter tornado público, inicialmente pelas redes sociais e depois pelos jornais, a SOS Racismo condenou a agressão à jovem Nicol Quinayas, que reside em Gondomar, no distrito do Porto.

A Inspeção Geral da Administração Interna abriu já um processo para esclarecer junto da PSP o caso e, numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna (MAI) diz que o ministro Eduardo Cabrita "não tolerará fenómenos de violência nem manifestações de cariz racista ou xenófobo".

Também a empresa de segurança privada 2045 já anunciou, em comunicado, que iniciou um processo de averiguações interno relacionado com a agressão.

Na próxima quinta-feira, o Festival Feminista do Porto promove frente à sede da STCP uma concentração contra o racismo.

Leia também:

Jovem brutalmente agredida por revisor num autocarro da STCP

Segurança que agrediu jovem no Porto "já não está ao serviço da STCP"

MAI abre processo para esclarecer caso da colombiana agredida no Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório