Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Cinco concelhos do distrito de Faro em risco máximo de incêndio

Cinco concelhos do distrito de Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cinco concelhos do distrito de Faro em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

06:45 - 19/06/18 por Lusa

País IPMA

O IPMA colocou também 15 concelhos dos distritos de Viseu, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro em risco muito elevado de incêndio.

De acordo com o IPMA, há também mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Aveiro, Viseu, Braga, Bragança e Coimbra em risco elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o reduzido e o máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje na região norte do continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco, sendo temporariamente moderado do quadrante leste até final da manhã e soprando moderado a forte do quadrante leste nas terras altas até meio da manhã.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura máxima no litoral.

Nas regiões Centro e Sul prevê-se céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado na costa sul do Algarve até meio da manhã.

A partir da tarde, prevê-se um aumento temporário de nebulosidade, em especial nas regiões do interior, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, sendo do quadrante leste na região Centro até meio da manhã, e soprando moderado a forte nas terras altas.

O IPMA prevê uma pequena subida da temperatura mínima no litoral da região Centro e descida da mínima no interior Centro e na região Sul.

Está ainda prevista uma descida da temperatura máxima no litoral Centro e na região Sul.

No continente as temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Bragança) e os 21 (em Castelo Branco e Portalegre) e as máximas entre os 26 graus (em Faro) e os 36 (em Santarém).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório