Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bispo enaltece força da esperança da população afetada pelos fogos

O bispo da Diocese de Coimbra, Virgílio Antunes, enalteceu hoje a "fortaleza interior" e a força da esperança da população afetada pelos incêndios de Pedrógão Grande, Leiria, ocorridos há precisamente um ano.

Bispo enaltece força da esperança da população afetada pelos fogos
Notícias ao Minuto

16:10 - 17/06/18 por Lusa

País Pedrógão Grande

"Agradecemos o testemunho de fortaleza interior dado por este povo a uma sociedade débil nas suas convicções e o grande espírito de serviço, a atenção aos outros e a coragem para enfrentar as situações difíceis", disse o prelado na sua homilia, na missa em memória das vítimas do incêndio, que celebrou na igreja de Pedrógão Grande.

Com o Presidente da República e o primeiro-ministro a assistir nos bancos da frente, Virgílio Antunes salientou que a tragédia de há um ano ensinou muito sobre o que há a fazer "no domínio do urbanismo, ordenamento do território, meios de defesa e combate, na reflorestação e nas comunicações" para prevenir situações futuras.

O incêndio que deflagrou há um ano em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), em 17 de junho, e alastrou a concelhos vizinhos provocou 66 mortos e cerca de 250 feridos.

As chamas, extintas uma semana depois, destruíram meio milhar de casas, 261 das quais habitações permanentes, e 50 empresas.

Em outubro, os incêndios rurais que atingiram a região Centro fizeram 50 mortes, a que se somam outras cinco registadas noutros fogos, elevando para 121 o número total de mortos em 2017.

"O mais surpreendente nisto tudo é que não morreu a esperança nestes homens e mulheres que viram a destruição à sua frente, sentiram a morte tocar a sua família e experimentaram a noite bem escura", disse o bispo de Coimbra.

O prelado frisou que a tragédia ensinou ainda mais "o valor da pessoa humana em todas as situações, mas particularmente nas necessidades e no valor da solidariedade humana e material, o valor da proximidade expressa em gestos bem sentidos e visíveis e palpáveis".

"Dificilmente se poderia encontrar maior sintonia e melhor comunhão, solidariedade e amor ao próximo como se construiu à volta desta causa. Ninguém ficou de fora!", sublinhou.

Referindo que a celebração do primeiro aniversário dos trágicos acontecimentos está marcada pelo "sabor da dor e da saudade", Virgílio Antunes ressalvou que a população está também marcada pela "força da esperança".

"Todos sentimos o dever de trabalhar em favor de uma ecologia integral que respeite as legítimas aspirações das populações destas regiões interiores, que respeite o meio ambiente, que promova uma economia sustentável e que possibilite o acesso a bens e serviços essenciais em pé de igualdade com outros cidadãos", apelou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório