Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

O que deixam para trás as crianças que desaparecem?

Instalação colocada junto à Câmara Municipal de Lisboa pretende sensibilizar a população para a realidade deixada pelas crianças que desaparecem ou estão em fuga.

O que deixam para trás as crianças que desaparecem?
Notícias ao Minuto

18:29 - 05/06/18 por Natacha Nunes Costa

País APCDV

Quem passar esta quarta-feira (dia 6) em frente à Câmara de Lisboa vai ser surpreendido por uma instalação da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas e Vulneráveis (APCDV) que pretende sensibilizar a população para a realidade deixada pelas crianças que desaparecem ou estão em fuga.

A APCDV, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Science4you, uniram-se à Missing Children Europe e, em frente a CML, entre as 15h00 e as 17h00, vão construir um cenário para simbolizar tudo aquilo que uma criança deixa par trás quando desaparece.

De acordo com um comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, à semelhança do que a Missing Children Europe vai fazer em frente ao Parlamento Europeu, a instalação será totalmente montada com bens doados à APCDV, contando-se entre eles brinquedos doados pela Science4you, roupas, sapatos e livros de criança.

O objetivo desta ação é evidenciar não só o drama que rodeia o desaparecimento de uma criança, mas também criar condições para, no terreno, a associação formada por pais de crianças desaparecidas, veicular informação importante à comunidade através da presença de voluntários e distribuição de folhetos.

Um dos objetivos da ação é consciencializar a sociedade civil para a existência da Linha Europeia para o Desaparecimento de Crianças – 116000 .

No final da ação, todos os bens doados para o cenário, serão entregues à Ajuda de Mãe, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como objetivo apoiar as mulheres grávidas.

Para já ficam alguma dicas da APCDV para não ter incidentes com os seus filhos nas férias:

- Tire um tempo para conversar com o seu filho sobre as regras de segurança para as férias e para responder às suas perguntas.

- Vista a criança em cores brilhantes para que possa facilmente identificá-los .

- Combine um ponto de encontro com o seu filho para o caso de ele se perder.

- Se a criança não se lembrar do local de encontro, é melhor que permaneça onde está, enquanto procura por ela.

- Lembre o seu filho que ele pode sempre falar com funcionário de uniforme ( ex: segurança, empregado da caixa de supermercado, polícia).

- Tire uma foto do seu filho com o seu telemóvel antes de sair.

- Se não conseguir encontrar o seu filho de forma rápida, entre em contato com a polícia local ou com o  número 116 000 a partir de onde quer que esteja na Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório