Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

UE reafirma ser necessário negociar capital da Palestina e de Israel

A União Europeia (UE) continua a manter a "posição firme" de que se deve negociar a conversão de Jerusalém na capital de um futuro Estado da Palestina e Israel, de acordo com a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

UE reafirma ser necessário negociar capital da Palestina e de Israel
Notícias ao Minuto

17:43 - 06/12/17 por Lusa

Mundo Jerusalém

De acordo com a EFE, a Alta Representante da UE para a Política Externa e a Segurança assegurou isso mesmo ao presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, antes do discurso que o Presidente norte-americano, Donald Trump, fará hoje, no qual se espera a confirmação da mudança da embaixada do seu país em Israel para Jerusalém, considerando assim essa cidade como a capital do país.

"O estatuto final de Jerusalém como futura capital de ambos os Estados tem que ser estabelecido mediante negociações que cumpram as aspirações das duas partes", disse Federica Mogherini, citada num comunicado do Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE).

A dirigente italiana reiterou o compromisso da UE que pretende "retomar um processo de paz significativo para uma solução de dois Estados, como a única perspetiva que garante a paz e a segurança, tanto para palestinos, como para os israelitas".

Mogherini pediu também a "moderação em qualquer reação sobre o anúncio esperado", e celebrou o "compromisso do presidente Abbas de pedir que qualquer manifestação seja pacífica".

"Depois de tantas décadas, palestinianos e israelitas merecem encontrar um acordo pacífico e sustentável para o conflito, merecido há muito tempo", acrescentou.

Assegurou também que a UE vai aumentar o trabalho a fim de "manter aberto o caminho para uma solução pacífica", em "estreita coordenação" com a ONU e os parceiros internacionais.

O presidente palestiniano planeia assistir, enquanto convidado, ao Conselho de Negócios Estrangeiros da UE, que terá lugar em janeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório