Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Aumenta para 48 o número de casos de Legionella

Seis das pessoas infetadas com a bactéria estão nos cuidados intensivos.

Aumenta para 48 o número de casos de Legionella
Notícias ao Minuto

12:42 - 13/11/17 por Fábio Nunes

País DGS

O número de infetados pelo surto de Legionella no hospital São Francisco Xavier voltou a aumentar e já são 48 os casos, segundo a mais recente atualização da Direção-Geral da Saúde, divulgada esta segunda-feira. 

Vinte e oito dos pacientes estão internados em enfermaria, mas há seis pessoas infetadas com a bactéria cuja situação requer mais cuidados, estando por isso internadas em Unidades de Cuidados Intensivos.

Nove pessoas tiveram alta clínica e há cinco vítimas mortais a registar, um número que subiu esta manhã com a morte de uma mulher de 76 anos.  

Mais de metade das pessoas infetadas é do sexo feminino e 34 têm uma idade igual ou superior a 70 anos, sendo que todos têm "história de doença crónica e/ou fatores de risco".

Os dados divulgados pela Direção-Geral de Saúde mostram que se mantém a tendência de decréscimo do número de casos que têm vindo a ser registados. 

Entretanto, ao princípio da tarde, o ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, que falava no Parlamento, pediu desculpas às vítimas, considerando que as mesmas devem ser objeto de uma reparação no âmbito da responsabilidade civil por quem tenha falhado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório