Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Sobem para cinco as vítimas mortais do surto de Legionella

Mulher de 76 anos morreu na sequência do surto no hospital São Francisco Xavier.

Sobem para cinco as vítimas mortais do surto de Legionella
Notícias ao Minuto

10:25 - 13/11/17 por Notícias Ao Minuto

País DGS

Há mais uma vítima mortal a registar no âmbito do surto de Legionella. De acordo com a Direção-Geral de Saúde, morreu uma mulher de 76 anos que esteve internada no Hospital São Francisco Xavier. Sobe assim para cinco o número de vítimas mortais.

Num comunicado, a Direção-Geral de Saúde destaca que apesar de se ter registado mais uma vítima, "as indicações epidemiológicas apontam para um abrandamento e resolução do surto. Até ao momento, salienta-se que nove doentes tiveram já alta clínica".

Saliente-se que o último balanço da Direção-Geral de Saúde, datado de domingo, apontava para 46 casos confirmados de doença dos legionários desde 31 de outubro, 27 (59%) do sexo feminino, 33 (72%) com idade igual ou superior a 70 anos.

A primeira morte deste surto de Legionella aconteceu no dia 6 de novembro, sendo que está em curso uma investigação para apurar qual a origem do surto.

A Legionella provoca uma pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória. Outros sintomas desta bactéria podem ser dores abdominais e diarreia. 

A infeção pode ser contraída por via aérea, através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório