Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Restart: Por que é que reiniciar resolve (quase) sempre 'o problema'?

"- Estou sim? A minha box não está a funcionar. "-Já experimentou desligar e voltar a ligar?" A questão é comum, mas vamos explicar-lhe por que razão funciona com quase todos os seus dispositivos.

Restart: Por que é que reiniciar resolve (quase) sempre 'o problema'?
Notícias ao Minuto

06:48 - 18/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech Curiosidades

Se já teve alguma vez um problema informático ou com algum dos seus dispositivos eletrónicos, certamente já recorreu também a uma linha de atendimento especializado para tentar resolver o problema da forma mais cómoda possível, sem sair de casa. Uma das primeiras soluções que lhe são apontadas é, por norma, o famoso desligar e voltar a ligar.

Mas sabe por que razão o sugerem tantas vezes? Pois bem, vamos explicar-lhe.

Imagine o seu computador a iniciar. Ao iniciar começa por jogar um qualquer jogo. Segue-se uma pesquisa na internet e o envio de um email. Mais tarde, sem o desligar, uso o processador de texto para escrever aquele texto que já devia ter entregue há três dias... No meio disto tudo, o seu computador está a utilizar recursos nos bastidores.

Ao fazer tudo isto, por norma, acaba por sobrecarregar a sua RAM (Randon Acess Memory)  deixando uma 'pegada' que o seu computador não consegue processar. 

Quando reinicia o seu dispositivo, quer seja um computador ou um telefone, por exemplo, acaba por limpar toda esta informação 'gravada' por instantes na memória do seus equipamentos, permitindo que ele 'recomece' de forma limpa. 

Por fim, de referir que se a solução para os seus problemas informáticos é quase sempre esta, o melhor é ponderar se não terá um problema mais grave. 

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório