Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Morreu ex-bispo de Díli, Alberto Ricardo da Silva

O ex-bispo de Díli, Alberto Ricardo da Silva, morreu hoje no hospital nacional Guido Valadares, onde estava hospitalizado há várias semanas, disse à Lusa fonte da diocese da capital timorense.

Morreu ex-bispo de Díli, Alberto Ricardo da Silva
Notícias ao Minuto

14:38 - 02/04/15 por Lusa

Mundo Óbito

O bispo, que sofria de doença prolongada e tinha resignado ao cargo no início deste ano, morreu no hospital cerca das 21:00 locais (13:00 em Lisboa), onde estava hospitalizado desde 22 de março.

Alberto Ricardo da Silva, 71 anos, resignou do cargo no início do ano devido a problemas de saúde e em 2014 tinha estado em tratamento na Austrália devido a uma neoplastia cerebral.

O bispo regressou à capital timorense em janeiro depois de um prolongado tratamento por doença na Austrália.

No passado dia 09 de fevereiro, o papa Francisco aceitou a resignação apresentada pelo bispo de Díli, que alegou motivos de saúde para deixar o cargo.

Segundo informaram na ocasião os serviços de imprensa da Santa Sé, o bispo diocesano pediu a resignação com base no cânone 401 do Código de Direito Canónico devido à sua "precária saúde".

Natural de Aileu, onde nasceu a 24 de abril de 1943, Alberto Ricardo da Silva foi nomeado bispo de Díli em 2004.

Timor-Leste conta, além de Díli, com duas outras dioceses, em Baucau, onde está o bispo Basílio do Nascimento e a de Maliana, onde está o bispo Norberto Amaral.

Desde a resignação do bispo Alberto e enquanto decorre o processo de nomeação do seu sucessor - foram apresentadas três propostas de Timor-Leste - Basílio do Nascimento assume as funções de administrador apostólico de Díli.

A morte de Alberto Ricardo da Silva é a primeira de um prelado timorense desde o falecimento do ex-bispo de Díli, Martinho da Costa Lopes, em fevereiro de 1991.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório