Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Vendedor de gelados paquistanês tinha milhões na conta e não sabia

Dados do comerciante terão sido utilizados, à sua revelia, por uma rede de branqueamento de capitais.

Vendedor de gelados paquistanês tinha milhões na conta e não sabia
Notícias ao Minuto

23:23 - 04/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

Um vendedor de gelados paquistanês, que vive num bairro de lata, teve na sua conta bancária 2,3 mil milhões de rupias (cerca de 15 milhões de euros) durante um ano mas só descobriu muito depois, quando foi contactado pela polícia.

De acordo com o Guardian, Muhammad Abdul Qadir foi contactado por agentes da Agência de Investigação Federal (FIA) paquistanesa para explicar a origem do dinheiro, no mês passado, no âmbito de uma megaoperação de investigação a branqueamento de capitais.

“Sou o homem mais azarado do mundo”, indicou o humilde comerciante de 52 anos numa televisão local, pois só soube que tinha sido dono da avultada quantia quando esta já lá não estava.

O banco público do Paquistão informou a FIA sobre a transação suspeita quando a avultada quantia foi levantada, há dois anos, sem nunca ter sido mexida.

Quando a polícia o interrogou sobre o caso, convidou-os a visitar a sua casa, no bairro de lata: “Porque viveria eu esta vida miserável se tivesse milhões na minha conta?”.

Qadir acabou por ser ilibado de responsabilidades, pois, embora a conta tenha sido aberta com o seu cartão de identidade, ficou provado que não sabia da sua existência e que não pode ter assinado os documentos de levantamento do dinheiro por uma razão simples: não sabe assinar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório