Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 26º

PSP pede ajuda para menino que precisa de transplante de medula óssea

No Dia Mundial do Dador de Sangue, as autoridades partilharam a história feliz de um polícia transplantado e apelaram à solidariedade dos portugueses.

PSP pede ajuda para menino que precisa de transplante de medula óssea

Celebra-se esta quinta-feira, dia 14 de junho, o Dia Mundial dos Dador de Sangue e como tal, a PSP decidiu assinalar o dia partilhando a história de um dos seus agentes, que ficou curado de uma leucemia após receber uma dádiva de medula óssea de um jovem alemão, por forma a apelar à solidariedade para dar também um final feliz ao pequeno João Góis, que está internado no Hospital da Estefânia.

"No dia 10 Junho de 2016, Dia de Portugal, foi-me diagnosticado uma leucemia LLA+. No dia 3 de novembro 2016, fiz um transplante de medula óssea. Estive nove meses internado no Serviço de Hematologia do Hospital de Santa Maria, a lutar pela vida, sem ir a casa. No dia 6 de Março de 2017, regressei para junto da minha família, em casa. No dia 27 de Março de 2018, voltei ao meu lugar, na UEP - Corpo de Intervenção da PSP... a fazer aquilo que mais gosto... Comandar uma equipa operacional. No dia 3 de Novembro de 2016 recebi a ajuda de um jovem alemão de 23 anos, que me deu algumas células das sua medula óssea”, começa por contar o chefe José Gaúcho, no testemunho partilhado pela PSP no Facebook.

“Agora chegou a minha hora de ajudar o João, com a minha visita e pedir a todos que o ajudem, sejam Dadores de Sangue e manifestem a vontade de serem Dadores de Medula, no momento da dádiva. Ajudem o João a voltar para casa, para junto da família”, apelou José Gaúcho.

Na mesma publicação, a PSP conta que os elementos do Corpo de Intervenção da Unidade Especial da Polícia deslocaram-se ao Hospital da Estefânia para visitar o pequeno João Góis, um menino algarvio que sofre de uma imunodeficiência primária e que precisa de um transplante de medula óssea.

As autoridades aproveitaram a visita para fazer um pedido de ajuda nas redes sociais, não só para o João mas para todas as pessoas que precisem de um transplante: “sejam também heróis por um dia - sejam dadores de medula óssea!”

GNR apela à doação de sangue e ao cuidado na estrada

A Guarda Nacional Republicana também assinalou o Dia Mundial dos Dadores de Sangue no Facebook.

Na imagem partilhada pelos militares nas redes sociais, lê-se, no pórtico de uma estrada, “doe sangue, mas não na estrada”, fazendo assim dois apelos numa só frase.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório