Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Advogado de Trump faz novos ataques ao inquérito sobre apoio russo

O advogado de Donald Trump, Rudy Giuliani, renovou hoje os ataques ao inquérito que o procurador Robert Mueller está a promover sobre alegadas ligações russas às eleições presidenciais, argumentando que as bases desta investigação são "ilegítimas".

Advogado de Trump faz novos ataques ao inquérito sobre apoio russo
Notícias ao Minuto

19:26 - 27/05/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

O inquérito, cuja finalidade é determinar a existência de uma coligação entre a Rússia e a equipa de campanha eleitoral de Trump para as eleições de 2016, "nunca deveria ter começado, porque não existe nenhuma prova", disse o advogado à estação de televisão CNN.

O advogado considera que a investigação deixou de ser legítima a partir do momento em que James Comey, diretor do FBI, despedido do cargo por Trump, divulgou informação ilegalmente.

O presidente Trump tem vindo a público também a declarar que este inquérito é "a maior caça às bruxas da História americana".

No entanto, o Chefe de Estado está disposto a prestar declarações, em certas condições, "desde que o inquérito não esteja a ser forjado".

Parte do inquérito em curso está a tentar apurar se o despedimento de James Comey se tratou de uma obstrução à justiça por parte do presidente.

"Não vamos fazer sentar o presidente a depor se se tratar de uma armadilha para provocar perjúrio", disse o advogado, sustentando que Trump "está inocente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório