Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

SABIA QUE hoje é o Dia Mundial das Telecomunicações?

Parceria com a Sociedade Protectora dos Animais

Foi a 17 de maio de 1865 que se criou a União Telegráfica Internacional e que se assinou a primeira Convenção Telegráfica Internacional.

SABIA QUE hoje é o Dia Mundial das Telecomunicações?
Notícias ao Minuto

16:30 - 17/05/18 por Notícias Ao Minuto

País SP-Animais

"Hoje celebra-se o progresso nas tecnologias de informação mas também se alerta para as grandes alterações de comunicação na sociedade, como o poder da internet e das redes sociais.

Mas...e os animais?

Em alguns casos, a comunicação entre seres da mesma espécie são verdadeiramente fascinantes…  Alguns animais têm órgãos especialmente adaptados à comunicação, como a siringe das aves (órgão de canto) e as pregas vocais dos mamíferos (órgãos da voz humana).

Os animais, no entanto, podem comunicar por ultrassons (inaudíveis ao homem) ou através de substâncias que produzem.

Muitas evidências mostram que os golfinhos têm um complexo sistema de comunicação baseado na emissão e recepção de sons e ultrassons.

As abelhas produzem várias feromonas distintas. As rainhas segregam uma substância com duas funções: impedir o desenvolvimento dos óvarios das abelhas operárias, mantendo-as estéreis (cada colmeia tem apenas uma rainha, a única fêmea fértil), e atrair os zangões durante o voo nupcial, a única ocasião em que elas acasalam.

Durante toda sua vida, a rainha chega a produzir cerca de 1000 ovos diariamente. Outro tipo de feromona, secretado pelas abelhas operárias, informa outras operárias do encontro de uma fonte de alimento.

Os morcegos, por exemplo, emitem ultrassons que encontram diferentes obstáculos, sendo então refletidos. O animal recebe o eco, com que se orienta na escuridão.

Em função da diferença de intensidade, o morcego é capaz de detectar a posição do obstáculo ou de sua presa."

Irina Antunes

Sociedade Protectora dos Animais

Parceria com a
Sociedade protectora dos animais
Siga-os nas redes sociais!

Siga-os no Facebook Siga-os no Instagram

Recomendados para si

;
Campo obrigatório