Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Morreu o realizador brasileiro Nelson Pereira dos Santos

Nelson Pereira dos Santos foi um dos mais importantes nomes do Cinema Novo brasileiro.

Morreu o realizador brasileiro Nelson Pereira dos Santos
Notícias ao Minuto

22:31 - 21/04/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Óbito

Nelson Pereira dos Santos, realizador e argumentista de longas-metragens clássicas do Cinema Novo brasileiro, como 'Vidas Secas' (1963) e 'Rio 40 Graus', morreu este sábado aos 89 anos de idade. O cineasta ficou doente com uma pneumonia, que o levou a ser internado no último dia 12, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

No hospital, Nelson Pereira dos Santos foi diagnosticado com um tumor no fígado.

O corpo será velado na Academia Brasileira de Letras (ABL), onde o realizador ocupava, desde 2006, a cadeira que tinha sido do diplomata Sergio Corrêa da Costa.

“Morreu sem dor, uma morte tranquila, com toda a família reunida”, disse, ao Estadão, a neta e publicitária Mila Chaseliov.

Nascido em São Paulo e advogado de formação, Nelson, que faria 90 anos em outubro, foi jornalista em redações como as do Diário da Noite e O Tempo. O realizador trabalhava também na programação cultural da ABL. Um dos seus últimos filmes foi o documentário 'A música segundo Tom Jobim', lançado em 2012.

O Cinema Novo, sublinhe-se, é um género de cinema realizado com maior realismo, inspirado pelo Neo-realismo dos cineastas italianos e pela ‘Nouvelle Vague’ francesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório