Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Diretor da OPAQ desconhece quando peritos vão poder entrar em Douma

O diretor da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) disse hoje desconhecer quando é que os peritos da organização vão poder entrar em Douma, na Síria, mas frisou que exige um acesso "sem entraves".

Diretor da OPAQ desconhece quando peritos vão poder entrar em Douma
Notícias ao Minuto

17:01 - 18/04/18 por Lusa

Mundo Síria

Peritos internacionais da OPAQ estão desde sábado na Síria, mas a sua deslocação a Douma, onde vão investigar o alegado ataque químico perpetrado pelo regime a 07 de abril, tem sido sucessivamente adiada.

"Neste momento, não sabemos quando [a missão de investigação] vai poder viajar para Douma", afirmou o diretor da OPAQ, Ahmet Uzumcu, num comunicado.

Horas antes, fonte das Nações Unidas anunciou que uma equipa de segurança da ONU foi visada por disparos na terça-feira em Douma, durante uma missão de reconhecimento para preparar uma deslocação dos peritos internacionais.

"Naturalmente não vou considerar essa deslocação [...] se a nossa equipa não puder ter um acesso sem entraves aos locais", disse Uzumcu.

O ataque a Douma, no qual morreram pelo menos 40 pessoas e mais de 500 foram afetadas, esteve na origem dos ataques lançados na madrugada de sábado por aviões de combate dos EUA, França e Reino Unido contra três alvos associados à produção e armazenamento de armas químicas na Síria.

A oposição síria e vários países acusam o regime de Bashar al-Assad da autoria do ataque químico, mas Damasco nega e o seu principal aliado, a Rússia, afirma que ele foi encenado com a ajuda de serviços especiais estrangeiros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório