Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Guerra entre Rússia e EUA? "Não podemos excluir qualquer possibilidade"

O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, sublinhou hoje que "a prioridade é evitar o perigo de uma guerra" Rússia/EUA, após uma reunião dos 15 membros do Conselho de Segurança, dedicada à crise na Síria.

Guerra entre Rússia e EUA? "Não podemos excluir qualquer possibilidade"
Notícias ao Minuto

06:55 - 13/04/18 por Lusa

Mundo Síria

Questionado sobre se poderá haver uma guerra entre os Estados Unidos e a Rússia, o diplomata russo respondeu: "Não podemos excluir qualquer possibilidade", até porque as "mensagens saídas de Washington que são muito belicosas".

A proposta sueca de uma resolução para uma missão de desarmamento químico na Síria não foi abordada no encontro, segundo fontes citadas pela agência AFP.

De acordo com fontes diplomáticas, esta proposta é rejeitada liminarmente pelos Estados Unidos, França, Reino Unido e Holanda, porque não exige a criação de um mecanismo para investigar suspeitas de ataques químicos em Douma.

O tema da reunião de quinta-feira foi a "política agressiva de certos membros do Conselho", acrescentou Nebenzia.

"As ameaças são uma violação da Carta das Nações Unidas", continuou.

Uma intervenção militar ocidental na Síria seria "muito perigosa porque os nossos militares estão lá", sublinhou o diplomata.

O embaixador russo adiantou que Moscovo pediu uma reunião pública do Conselho de Segurança sobre a Síria hoje, pelas 15:00 horas de Lisboa, com o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Na quinta-feira à noite, a participação do chefe da ONU era incerta, refere a AFP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório