Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 26º

Tragédia no Canadá: "Este é o pior pesadelo de todos os pais"

País está de luto com tragédia. Número de mortos subiu para 15.

Tragédia no Canadá: "Este é o pior pesadelo de todos os pais"
Notícias ao Minuto

08:44 - 08/04/18 por Melissa Lopes

Mundo Acidente

O acidente onde seguia uma equipa juvenil de hóquei no gelo e que este sábado provocou 15 mortos, no Canadá, deixou o país em estado de choque.

“Um país inteiro em choque e de luto”, afirmou Justin Trudeau numa comunicação emotiva. “Este é o pior pesadelo para todos os pais. Ninguém devia ver os seus filhos a sair para fazer aquilo que amam e nunca mais voltar”, prosseguiu o primeiro-ministro.

Após a tragédia, o povo uniu-se para apoiar a família das vítimas, criando para isso um fundo que, em menos de 48 horas,juntava já mais de 2,5 milhões de euros. A ânsia para ajudar era tanta que as filas de espera para doar sangue no hospital chegou a ser de três horas, de acordo com a imprensa local.

Segundo a Polícia Montada do país, um dos feridos do acidente, que ocorreu na província de Saskatchewan, no oeste do Canadá, morreu na sequência dos ferimentos, fazendo subir para 15 o número de mortos.

As restantes vítimas foram declaradas mortas no local do acidente, em Tisdale, a cerca de 2.800 quilómetros a noroeste de Toronto. Outras 13 pessoas ficaram feridas, sendo que várias encontram-se em estado crítico. As vítimas mortais faziam parte da equipa juvenil Broncos, da localidade de Humboldt, com cerca de seis mil habitantes.

O presidente do clube, Kevin Garinger, afirmou à imprensa que o acidente deixou a comunidade "totalmente devastada". "Estes jovens tiveram um impacto significativo nos nossos lugares, nas nossas famílias, nos nossos filhos", disse.

No autocarro seguiam 29 pessoas com destino à cidade de Nipawin, para um jogo do play-off da liga de hóquei no gelo.

Entre as vítimas mortais estão o condutor do autocarro e o treinador da equipa. O condutor do camião, que sobreviveu ao acidente sem lesões e que inicialmente foi detido, acabou por ser colocado em liberdade. A polícia esclareceu que a investigação pode demorar meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório