Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Trump notifica Congresso da imposição de taxas alfandegárias

O Presidente dos EUA, Donald Trump, notificou hoje formalmente o Congresso da imposição de taxas alfandegárias de 25% para as do aço e 10% para as de alumínio, uma medida polémica que deixou alguns países de fora.

Trump notifica Congresso da imposição de taxas alfandegárias
Notícias ao Minuto

09:12 - 07/04/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Sobre estes mesmos casos, Trump recordou que os países isentos destas tarifas têm até 01 de maio para negociar com os EUA a manutenção desta isenção.

"As tarifas alfandegárias sobre as importações alumínio e aço (provenientes) de Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, México, membros da União Europeia e Coreia do Sul estão suspensas até 01 de maio de 2018", escreveu Trump, em carta dirigida aos líderes das maiorias republicanas no Senado e na Câmara dos Representantes, Mitch McConell e Paul Ryan, respetivamente.

Por outro lado, Trump abriu a porta a futuros acordos com qualquer país aliado dos EUA que atualmente não esteja isento destas tarifas.

"Qualquer país com uma relação de segurança com os EUA que não esteja isento continua a ser bem-vindo a discutir connosco uma possível isenção baseada em meios alternativos para abordar a ameaça de deterioração da nossa segurança nacional", escreveu Trump na sua carta.

Trump assinou em 08 de março a imposição destas taxas alfandegárias sobre as importações de aço e alumínio, decisão que foi então criticada pelo seu assessor económico na altura, Gary Cohn, que abandonou o cargo por divergências com o protecionismo de Trump.

A imposição destas tarifas alfandegárias foi o início de uma série de golpes nas últimas semanas entre a China e os EUAm, que pode acabar no que os analistas classificam de "guerra comercial".

Sem ir mais longe, os EUA apresentou uma lista com 1.300 produtos chineses aos que pretende impor taxas alfandegárias, num montante de 50 mil milhões de dólares (41 mil milhões de euros), o que foi mal recebido em Pequim, que respondeu com medidas similares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório