Meteorologia

  • 14 DEZEMBRO 2019
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Edição

França vai reduzir número de deputados em praticamente um terço

Medida, que pretende aumentar nível de confiança dos franceses nas instituições políticas, foi anunciada esta quarta-feira pelo primeiro-ministro, Edouard Philippe.

França vai reduzir número de deputados em praticamente um terço

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, anunciou esta quarta-feira que o número de deputados em França vai ser reduzido em quase um terço. Para além disso, será introduzida uma fórmula de representação proporcional para as próximas eleições.

A medida, explica a Reuters, constitui uma reforma política que tem como objetivo ir ao encontro das promessas eleitorais do atual presidente Emmanuel Macron, que pretende aumentar o nível de confiança dos franceses nas instituições políticas.

“Estas propostas vão contribuir para uma renovação profunda da vida política e parlamentar, num espírito de responsabilidade, representatividade e eficácia”, afirmou Philippe.

A redução de 30% no número de deputados, na Assembleia nacional e no Senado, terá ainda de ser aprovada pelas duas câmaras do parlamento, o que deverá acontecer uma vez que as propostas resultam de um acordo entre Emmanuel Macron e o Senado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório