Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Putin anuncia megaprojeto na Turquia em véspera de encontro sobre a Síria

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Erdogan, anunciaram hoje um megaprojeto para construção de uma central nuclear e a entrega mais rápida de mísseis S-400 aos turcos.

Putin anuncia megaprojeto na Turquia em véspera de encontro sobre a Síria
Notícias ao Minuto

21:49 - 03/04/18 por Lusa

Mundo Central nuclear

"Estamos a testemunhar um momento verdadeiramente histórico", disse o chefe de Estado turco durante uma cerimónia com Putin em Ancara, para a construção da central nuclear de Akkuyu, na região de Mersin (sul), pelo gigante russo Rosatom.

A construção da central nuclear está orçada em 20 mil milhões de dólares e é esperado que o primeiro reator esteja operacional em 2023.

"Faremos tudo para estar juntos em 2023 na cerimónia de lançamento da nova central", disse Putin.

Os dois líderes, que estabeleceram um relacionamento próximo há mais de um ano, estiveram sozinhos num encontro, na véspera de uma reunião trilateral sobre a Síria em Ancara, a que se vai juntar o presidente iraniano Hassan Rohani.

Putin disse depois que a Rússia iria "acelerar" a entrega dos sistemas russos de defesa antiaérea S-400 encomendados pela Turquia.

"Discutimos o contrato para a entrega do S-400 e tomámos a decisão de acelerar a entrega desses sistemas de defesa", disse o chefe do Estado russo durante uma conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo turco.

Recep Erdogan defendeu a decisão anunciada em setembro de adquirir os mísseis, o que provocou reservas e críticas entre os aliados da Turquia na OTAN devido à sua incompatibilidade com os sistemas de defesa da Aliança.

"Sobre a S-400, é uma decisão que pertence à Turquia. Chegamos a um acordo sobre a S-400, fechámos este dossier, é um assunto fechado", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório