Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

França presta última homenagem a Arnaud Beltrame, o polícia herói

O tenente-coronel foi a quarta vítima mortal do ataque de sexta-feira no sul de França. Veja as imagens do último adeus àquele que foi, prontamente, apelidado de herói.

Notícias ao Minuto

13:50 - 28/03/18 por Sara Gouveia

Mundo Atentado

Arnaud Beltrame, o tenente-coronel que trocou de lugar com uma refém durante o ataque inspirado pelo Estado Islâmico em Carcassonne, Sul de França, na passada sexta-feira, e que morreu na sequência dos seus ferimentos, foi hoje homenageado numa cerimónia nacional em Paris.

O polícia foi a quarta vítima mortal às mãos de Radouane Lakdim, depois de ter sido esfaqueado e baleado.

Apelidado desde essa altura como um herói, o seu sacrifício foi também comparado pelo presidente francês durante a cerimónia com os feitos dos heróis franceses da Segunda Guerra Mundial, enfatizando o chefe de Estado que Arnaud Beltrame simboliza o "espírito francês da resistência". 

O elogio fúnebre foi feito por Emmanuel Macron, que acrescentou que "enquanto o nome do seu assassino está já a ser rapidamente esquecido, o nome de Arnaud Beltrame vai sempre representar o heroísmo francês".

No tributo a Arnaud Beltrame, de 44 anos, estiveram presentes cerca de 400 convidados, entre a sua família, centenas de polícias, membros do governo e muitas pessoas que se reuniram neste último adeus.

A cerimónia de homenagem teve lugar no complexo histórico Les Invalides, em Paris, pelas 11h30 locais (10h30 em Lisboa). 

Veja as imagens da homenagem na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório