Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Tribunal alemão prolonga prisão preventiva de Carles Puigdemont

Carles Puigdemont foi esta segunda-feira ouvido pelo tribunal regional do estado alemão de Schleswig-Holstein.

Tribunal alemão prolonga prisão preventiva de Carles Puigdemont
Notícias ao Minuto

19:00 - 26/03/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Alemanha

A justiça alemã decidiu manter detido Carles Puigdemont, ex-presidente do governo regional da Catalunha. A informação é já avançada pela imprensa espanhola, que cita a agência noticiosa DPA, acrescentando que esta medida será mantida enquanto estiver a ser avaliado o pedido de extradição do ex-líder independentista.

Puigdemont está desde ontem, 25 de março, numa prisão próxima da cidade de Neumüenster, no estado alemão de Schleswig-Holstein, depois de ter sido intercetado pelas autoridades alemãs pouco depois de passar a fronteira da Dinamarca para aquele país.

Recorde-se que a decisão sobre um processo de extradição poderá demorar até 60 dias a ser concluída, começando a contar a partir desta segunda-feira (dia 26), data em que o político catalão foi formalmente identificado pelo tribunal regional.

A decisão sobre uma possível extradição será tomada pelo Ministério Público alemão depois de recebido o parecer do tribunal regional.

Carles Puigdemont foi detido este domingo depois de o Supremo Tribunal Espanhol ter reativado, na passada sexta-feira, um mandado de captura europeu e internacional para o ex-líder da Generalitat e outros cinco dirigentes catalães.

Há cerca de seis meses que Puigdemont estava exilado na Bélgica mas deslocou-se nos últimos dias a Helsínquia para dar uma conferência, uma deslocação destinada a internacionalizar o processo independentista da Catalunha.

Ao saber de rumores sobre a decisão do Supremo espanhol, decidiu sair da Finlândia de carro. Avisadas pelas secretas espanholas, as autoridades alemãs intercetaram o político catalão pouco após passar a fronteira da Dinamarca, já no estado de Schleswig-Holstein.

[Notícia atualizada às 19h18]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório