Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

EUA vão expulsar 60 diplomatas russos e não estão sozinhos na decisão

Decisão surge numa altura em que Moscovo tem sido alvo de críticas pelo caso de ex-espião envenenado no Reino Unido. França e Alemanha vão também afastar quatro diplomatas cada um. Mas há mais Estados-membros da União Europeia a fazê-lo. Entretanto, Moscovo já retaliou.

EUA vão expulsar 60 diplomatas russos e não estão sozinhos na decisão
Notícias ao Minuto

14:14 - 26/03/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Diplomacia

O presidente Donald Trump deu esta segunda-feira ordem para a expulsão de 60 diplomatas russos. A informação está a ser avançada pela agência Reuters, que cita responsáveis ligados à administração norte-americana. Os Estados Unidos, porém, não são o único país a preparar-se para expulsar diplomatas de Moscovo. França e Alemanha também vão afastar quatro diplomatas.Mas há mais.

Esta decisão coordenada surge numa altura em que a Rússia está no centro do caso do envenenamento do ex-espião russo, atacado este mês juntamente com a filha em Salisbury, no Reino Unido.

A decisão norte-americana implica ainda o encerramento do consulado russo em Seattle. Entre os diplomatas afastados estão 12 elementos da equipa russa das Nações Unidas, organização que tem a sua sede em Nova Iorque.

Entretanto, em resposta, Moscovo já anunciou que vai expulsar 60 diplomatas norte-americanos.

Esta decisão, saliente-se, está a ser acompanhada por mais países. A França e a Alemanha vão afastar quatro diplomatas cada um, segundo avança a BBC. A Reuters acrescenta que serão, pelo menos, 14 os países membros da União Europeia que vão igualmente avançar para decisão semelhante.

Segundo adianta a Sky News, a Polónia já anunciou, através do ministério dos Negócios Estrangeiros, a expulsão de quatro diplomatas russos. O governo da Lituânia, por seu lado, anunciou que irá afastar quatro e proibir a entrada no país de 44 cidadãos russos. Já a Dinamarca vai afastar dois diplomatas russos.

A Ucrânia, através do presidente Petro Poroshenko, fez saber que também vai expulsar 13 diplomatas, uma decisão que, argumenta, é feita em "espírito de solidariedade" com os "parceiros britânicos e transatlânticos e em coordenação com países da União Europeia". A Ucrânia, recorde-se, mantém uma relação tensa com a Rússia na sequência da anexação da Crimeia, em 2014.

Mas há mais. Letónia (quatro), Itália (dois), República Checa (três) e Holanda (dois) também já anunciaram a expulsão de diplomatas russos.

Recorde-se que estas medidas surgem já após o Reino Unido ter expulsado 23 diplomatas russos, uma decisão que levou Moscovo a reagir 'na mesma moeda', expulsando igualmente 23 diplomatas britânicos.

Até ao momento ainda não temos informações relativamente a Portugal. No passado dia 13 de março, Portugal reagiu ao caso publicamente, condenando "veementemente" a tentativa de assassinato do ex-espião russo em território britânico.

[Notícia atualizada às 14h25]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório