Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Parlamento birmanês vai eleger na quarta-feira um novo Presidente

O parlamento birmanês (Myanmar) agendou hoje para quarta-feira a eleição do novo Presidente do país, depois da renúncia por motivos de saúde do anterior chefe de Estado, Htin Kyaw, noticiou a imprensa.

Parlamento birmanês vai eleger na quarta-feira um novo Presidente
Notícias ao Minuto

10:21 - 26/03/18 por Lusa

Mundo Birmânia

O favorito para o cargo é Win Myint, que renunciou à presidência da câmara baixa do parlamento, tendo sido nomeado na sexta-feira por essa mesma instância candidato a chefe de Estado.

À votação também se apresentará o vice-presidente e atual presidente em exercício, Myint Swe, e o segundo vice-presidente, Henry Van Thio.

Win Myint (na fotografia), de 67 anos, é representante político da última junta militar e veterano da Liga Nacional para a Democracia (NLD), que tem o apoio da líder do governo, Aung San Suu Kyi.

A Constituição birmanesa prevê que o presidente do país seja escolhido entre três candidatos propostos pela câmara alta e baixa do parlamento, e o exército, respetivamente, em votação conjunta da legislatura.

Os dois candidatos derrotados são automaticamente nomeados vice-presidentes.

O novo presidente substituirá Htin Kyaw, de 71 anos, que renunciou na quarta-feira, depois que o governo ter admitido que o chefe do Executivo viajou várias vezes para o exterior para se submeter a tratamento médico.

A Birmânia teve o seu primeiro governo democraticamente eleito - o atual liderado pelo NLD - a 30 de março de 2016, após quase meio século de ditadura militar.

A última junta militar foi dissolvida em 2011 e transferiu o poder para um governo civil formado por ex-generais, que foi substituído pelo executivo da NLD após a vitória dessa formação nas eleições de 2015.

A Constituição birmanesa reserva amplos poderes para as Forças Armadas, incluindo um quarto das cadeiras do Parlamento e ministérios chave como o Interior, Defesa e Fronteiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório