Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

EUA deporta veterano de guerra "com a roupa que tinha no corpo"

Ativistas denunciaram a deportação de um veterano de guerra norte americano, de origem mexicana, Miguel Pérez Jr, sem possibilidade de se despedir da sua família, sem dinheiro e "com a roupa que tinha no corpo".

EUA deporta veterano de guerra "com a roupa que tinha no corpo"
Notícias ao Minuto

07:44 - 24/03/18 por Lusa

Mundo ICE

um abuso que nunca esqueceremos", disse a ativista Emma Lozano à agência espanhola Efe, que lidera a organização Família Unida, que fez a defesa de Pérez, veterano da guerra no Afeganistão, tentando evitar, sem sucesso, a sua deportação.

Segundo Lozano, não se sabe onde Perez está no momento. Possivelmente está num posto de fronteira com o México, de onde foi transferido do Aeroporto O'Hare, em Chicago, sem a família ou seu advogado serem informados, disse o ativista.

"Neste momento deve estar sózinho e sem qualquer apoio, depois de a imigração ter acelerado a sua deportação violando todos os protocolos", disse Lozano.

O advogado Chris Bergen relatou que falou pela última vez às oito da manhã com Pérez, e desde então não recebeu informações das autoridades sobre seu paradeiro.

Esta semana, a Imigração e a Fiscalização Aduaneira (ICE) negou o último recurso apresentado em nome de Pérez para que a deportação fosse cancelada.

O veterano condecorado tinha residência permanente nos Estados Unidos, mas foi deportado depois de ter cumprido pena de sete anos numa prisão estadual por tráfico de drogas.

Desde a sua libertação em setembro de 2016, o ICE transferiu-o primeiro para um centro de detenção em Wisconsin e depois para Kankakee, Illinois, antes de sua expulsão do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório