Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

EUA acusam e aplicam sanções contra piratas informáticos iranianos

Os Estados Unidos anunciaram hoje a aplicação de sanções contra dez iranianos e uma empresa, acusados de terem conduzido uma "campanha maciça de roubo informático" contra universidades e companhias em todo o mundo.

EUA acusam e aplicam sanções contra piratas informáticos iranianos
Notícias ao Minuto

17:10 - 23/03/18 por Lusa

Mundo Instituto

Os dez indivíduos estão ligados ao Instituto Mabna e são acusados de "roubo de propriedade intelectual e de dados valiosos de centenas de universidades dos Estados Unidos e de países terceiros, bem como de uma sociedade de media, para obterem ganhos financeiros privados", indicou o Departamento do Tesouro dos EUA num comunicado citado pela agência France Presse.

Já de acordo com a agência norte-americana Associated Press, o esquema de roubo de dados e propriedade intelectual estaria a ser patrocinado pelo governo de Teerão e sob as ordens dos Guardas da Revolução Iraniana, um corpo de elite do regime iraniano. O Instituto Mabna, acrescenta a AP, tem um contrato com o governo iraniano desde pelo menos 2013 para conduzir ações de pirataria informática.

Os bens destes dez iranianos e da empresa ficam bloquedos e qualquer cidadãos norte-americano fica proibido de fazer qualquer transação com eles.

O ministério da Justiça norte-americano, por outro lado, anunciou ter acusado formalmente nove dos dez iranianios e o próprio Instituto Mabna.

"Estes nove terão roubado mais de 31 téraoctets de documentos e dados de mais de 140 universidades americanas, 30 sociedades americanas, cinco agências governamentais norte-americanas e mais de 176 universidades em 21 países", explicou o adjunto do Procurador-Geral, Rod Rosenstein.

O Irão e os Estados Unidos não têm acordos de extradição, pelo que estes cidadãos não deverão ser julgados por estes crimes em território americano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório