Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Tribunal romeno rejeita anulação de certidão de morte pedida pelo 'morto'

Homem de 63 anos foi declarado morto após anos de trabalho fora do país. Agora, não consegue 'voltar à vida'.

Tribunal romeno rejeita anulação de certidão de morte pedida pelo 'morto'
Notícias ao Minuto

20:41 - 16/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Roménia

Constantin Reliu esteve mais de 20 anos a trabalhar como cozinheiro na Turquia e, em janeiro deste ano, decidiu regressar à Roménia. À chegada ao aeroporto ficou retido e foi informado de que estava morto.

O homem de 63 anos de idade contou a sua história por telefone à Association Press, “profundamente emocionado”, conforme descreve a agência, pois após mais de 20 anos de trabalho não consegue qualquer tipo de rendimento e não pode voltar à Turquia.

Reliu tem tentado provar que está vivo, naquilo que é descrito como “um pesado legal”, mas a situação foi agravada esta última quinta-feira quando o tribunal da cidade de Vaslui decidiu não anular a sua certidão de morte porque o pedido foi feito “demasiado tarde”.

“Estou oficialmente morto, embora esteja vivo. Não tenho rendimentos e como estou declarado morto não posso fazer nada”, lamentou.

A razão pela qual foi declarado morto tem a ver com a sua mulher. Reliu explicou que foi trabalhar para a Turquia em 1992, para conseguir ganhar dinheiro, e quando voltou, em 1995, foi surpreendido pela infidelidade da mulher. Em 1999, voltou de vez para a Turquia.

Em dezembro do ano passado, as autoridades turcas detiveram-no porque os seus documentos expiraram e voltou à Roménia em janeiro deste ano, tendo ficado retido no aeroporto porque, em 2016, a mulher declarou-o como morto.

A sua única opção é abrir um novo processo mas, como sofre de diabetes e, paralelamente, não consegue trabalho, não tem como pagar. Também não consegue regressar à Turquia mas espera conseguir escrever uma carta ao presidente Recep Tayyip Erdogan no sentido de o sensibilizar para a sua situação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório