Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Instituição fundada por Bono admite "fracasso institucional"

Investigação interna foi desencadeada após denúncias públicas feitas por antigos colaboradores da instituição sem fins lucrativos.

Instituição fundada por Bono admite "fracasso institucional"
Notícias ao Minuto

15:14 - 10/03/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Investigação

One Campaign é o nome da instituição humanitária criada em 2004 por Bono, o vocalista dos U2. O seu objetivo é lutar pela erradicação da pobreza e pela prevenção das mais variadas doenças, em especial no continente africano.

Porém, nem tudo correu como planeado. Uma investigação interna à instituição concluiu que as diretrizes pregadas não foram aplicadas aos seus próprios funcionários, o que levou a presidente da organização sem fins lucrativos a emitir um comunicado.

Na nota publicada no site da instituição, Gayle Smith revela que funcionários da instituição na África do Sul foram vítimas de bullying e foram intimidados pelos seus superiores hierárquicos. Uma funcionária garantiu mesmo ter sido alvo de comentários de teor sexual num conversa entre o seu chefe e um elemento do governo sul-africano.

Gayle Smith garantiu que só ficou a par do sucedido quando, no final do ano passo, antigos colaboradores denunciaram as situações nos órgãos de comunicação social, tendo sido então aberta uma investigação interna para apurar os factos.

Face às conclusões obtidas, a CEO da One Campaign lamentou o “fracasso institucional”, mas garantiu que, de agora em diante, o “comportamento de qualquer funcionário que mine a dignidade dos outros não vai ser tolerado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório