Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Australianos entregam mais de 57 mil armas para combater terrorismo

Mais de 57 mil armas de fogo foram entregues na Austrália durante os três meses de uma amnistia nacional que perdou a posse ilegal de armas, visando prevenir o seu uso em atos terroristas, informaram as autoridades.

Australianos entregam mais de 57 mil armas para combater terrorismo
Notícias ao Minuto

03:47 - 01/03/18 por Lusa

Mundo Autoridades

Trata-se da primeira medida deste tipo desde o homicídio de 35 pessoas na localidade turística de Porth Arthur, em 1996, que motivou a compra de quase 700 mil armas ilegais.

O ministro do Cumprimento da Lei e Cibersegurança, Angus Taylor, disse ao Canal 9 que os resultados "superaram as expectativas", detalhando que do total de armas entregues, "quase 2.500 foram semiautomáticas ou automáticas".

O governante também se mostrou satisfeito com o elevado número de armas retiradas do chamado "mercado cinzento", em referência a armas não registadas e nas mãos de pessoas sem antecedentes, que eram suscetíveis de serem adquiridas por criminosos.

Cerca de um terço do total das armas, a maioria das quais espingardas, foram destruídas.

A amnistia, que decorreu entre 01 de julho e 30 de setembro do ano passado, teve como objetivo prevenir ataques terroristas.

Após a tragédia de 1996, o Governo australiano aprovou a atual Lei de Controlo de Armas, que regula o arsenal mediante um sistema de licenças e proíbe a venda de todo o armamento automático e semiautomático, uma medida que fez diminuir consideravelmente o número de crimes com armas de fogo.

A Austrália tem sido cenário de vários atentados terroristas com armas de fogo, entre eles um que envolveu a toma de reféns num café no centro de Sydney e no qual morreram dois civis e o sequestrador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório