Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Jornalista morto investigava alegadas ligações entre máfia e políticos

O jornalista morto a tiro na Eslováquia estava prestes a publicar um artigo sobre corrupção de alto nível envolvendo a máfia italiana e políticos deste pequeno país da zona euro, revelou o órgão para o qual ele trabalhava.

Jornalista morto investigava alegadas ligações entre máfia e políticos
Notícias ao Minuto

07:01 - 28/02/18 por Lusa

Mundo Eslováquia

O assassinato do jornalista e da sua namorada, conhecido no fim-de-semana, deixou a Eslováquia em choque e o crime foi condenado por dirigentes da União Europeia e outras organizações internacionais.

Jan Kuciak, 27 anos, trabalhava para a página aktuality.sk, e era especializado em assuntos ligados a corrupção, entre os quais os que dizem respeito a possíveis ligações entre o mundo dos negócios e o partido SMER-SD, do primeiro-ministro, Robert Fico.

O site e outros meios do mesmo grupo publicaram uma versão inacabada do artigo de Kuciak sobre as alegadas relações políticas de empresários italianos suspeitos de estarem ligados à máfia calabresa 'Ndrangheta, que operaria no leste da Eslováquia.

Alguma imprensa fez eco deste artigo, suscitando críticas do primeiro-ministro, que mostrou aos jornalistas várias pilhas de notas, representando um prémio de um milhão de euros para qualquer informação que possa ajudar a encontrar os responsáveis do crime.

"Ligar, sem provas, pessoas inocentes a um duplo homicídio é passar da linha", disse o chefe do Governo.

Os corpos do jornalista e da sua companheira, Martina Kusnirova, foram encontrados no domingo na sua casa em Velka Maca, a cerca de 65 quilómetros a leste de Bratislava.

O duplo homicídio foi cometido entre quinta e domingo e a polícia encontrou munições em torno dos corpos das vítimas.

O assassinato na Eslováquia ocorre depois de, em Malta, ter sido morta a jornalista Daphne Caruana Galizia, que denunciou crimes e corrupção na ilha do Mediterrâneo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório