Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Estado indiano oferece implantes mamários às mulheres mais pobres

"Porque é que os tratamentos estéticos não podem estar disponíveis aos mais pobres", questionou o ministro da saúde responsável pela medida.

Estado indiano oferece implantes mamários às mulheres mais pobres
Notícias ao Minuto

08:25 - 25/02/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tamil Nadu

O departamento de saúde de Tamil Nadu, no Sul da Índia, lançou uma medida controversa: oferecer cirurgias estéticas mamárias à população mais pobre.

“Porque é que os tratamentos estéticos não podem estar disponíveis para os mais pobres?”, questionou o ministro da saúde Vijaya Baska no hospital onde anunciou a medida.

O anúncio foi feito na quarta-feira passada, segundo o The Guardian, e baseia-se no argumento de que se os procedimentos não forem disponibilizado de forma gratuita, “eles podem optar por métodos perigosos ou contrair empréstimos elevados”.

A clínica onde vão ser realizadas estas cirurgias localiza-se num hospital em Chennai, capital do estado. De acordo com o chefe do departamento de cirurgia plástica, Vramadevi, nos últimos meses muitas mulheres, vítimas de cancro, submeteram-se ali a cirurgias de reconstrução mamária, um procedimento que já havia sido tornado gratuito.

Agora, qualquer homem ou mulher que queira submeter-se a uma cirurgia plástica mamária -e na Índia estas têm ganhado popularidade nos últimos anos -, pode fazê-lo de forma gratuita ali. O hospital em causa, um dos mais antigos na Índia, é conhecido justamente pelo seu departamento de cirurgias plásticas, que abriu pela primeira vez em 1971.

A medida não colhe unanimidade no país, tendo um antigo diretor de saúde pública considerado que se trata de uma decisão "populista", incompatível com um programa de saúde pública, sobretudo tendo em conta que "são necessários fundos estatais para doenças emergentes e doenças transmissíveis". É triste que agora estejamos focados na beleza em vez de cirurgias que salvam vidas ", lamentou Elango ao Times of India

Recomendados para si

;
Campo obrigatório