Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Estados Unidos anunciam abertura oficial da sua embaixada em Jerusalém

A embaixada norte-americana em Israel será transferida para Jerusalém em maio, para coincidir com o 70.º aniversário da criação do Estado hebraico, que se celebra no próximo dia 14 de maio, anunciou hoje fonte do Departamento de Estado.

Estados Unidos anunciam abertura oficial da sua embaixada em Jerusalém
Notícias ao Minuto

20:26 - 23/02/18 por Lusa

Mundo Maio

"Estamos muito felizes por fazer este avanço histórico e estamos ansiosos pela abertura em maio", disse a porta-voz Heather Nauert em comunicado.

Já hoje, a direção palestiniana qualificou como "provocação" a hipótese da administração norte-americana transferir a embaixada dos Estados Unidos de Telavive para Jerusalém no dia 14 de maio.

Os palestinianos assinalam também anualmente a data, designando-a de 'Nakba' (catástrofe), sinónimo do êxodo para centenas de milhares que tiveram de abandonar as suas casas durante a primeira guerra israelo-árabe que se seguiu à criação do Estado de Israel.

"Fazer coincidir a data com a 'Nakba' é uma provocação para os árabes, muçulmanos e cristãos", declarou à agência France Presse o "número dois" da Organização de Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erakat.

Segundo a agência noticiosa Associated Press, nos primeiros tempos, "a embaixada consistirá apenas em alguns escritórios dentro de instalações norte-americanas em Jerusalém".

Durante a sua visita a Israel em janeiro, o vice-Presidente norte-americano, Mike Pence, tinha dito que a nova embaixada deveria abrir até ao final de 2019.

O Presidente Donald Trump anunciou a 06 de dezembro o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a mudança da embaixada norte-americana de Telavive para a cidade considerada santa por cristãos, judeus e muçulmanos.

O anúncio foi contestado pela generalidade da comunidade internacional.

Israel ocupou Jerusalém Oriental em 1967 e anexou-a em 1980, contra a posição da comunidade internacional. Os palestinianos reivindicam Jerusalém Oriental como capital do futuro Estado da Palestina a que aspiram.

O consenso internacional é que o estatuto de Jerusalém seja acordado em negociações entre israelitas e palestinianos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório