Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Emboscada do ISIS mata 27 combatentes pró-governamentais no Iraque

Vinte e sete membros do Hachd al-Chaabi, forças paramilitares iraquianas que desempenharam um papel importante contra o grupo extremista Estado Islâmico, foram mortos no domingo numa emboscada dos 'jihadistas' perto de Kirkurk (norte), disse hoje a organização.

Emboscada do ISIS mata 27 combatentes pró-governamentais no Iraque
Notícias ao Minuto

13:40 - 19/02/18 por Lusa

Mundo Kirkurk

"No domingo à noite, uma unidade do Hachd al-Chaabi caiu numa emboscada do grupo terrorista Estado Islâmico na região de Hawija. Os atacantes estavam vestidos com uniformes militares e 27 dos nossos heróis caíram como mártires durante os combates", indicou num comunicado a organização constituída na sua maioria por milícias xiitas.

Esta unidade, segundo o comunicado, "realizava há alguns dias operações para deter terroristas e desmantelar células adormecidas na região de Hawija".

De acordo com um general da polícia de Kirkuk, que não quis ser identificado, a maioria das vítimas foi decapitada.

Trata-se do incidente mais grave desde que as forças governamentais iraquianas recuperaram em outubro a região de Hawija, que foi o último bastião do Estado Islâmico no norte do Iraque.

Segundo o Hachd, o Estado Islâmico não desapareceu totalmente e células 'jihadistas' dedicam-se a uma guerra de guerrilha latente.

Em dezembro, o Iraque declarou vitória total sobre o Estado Islâmico em todo o Iraque, depois de mais de três anos de luta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório