Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Três cartazes à beira da estrada para 'atormentar' senador da Florida

Marco Rubio, senador republicano na Florida, é o alvo das críticas destes três cartazes.

Três cartazes à beira da estrada para 'atormentar' senador da Florida
Notícias ao Minuto

21:54 - 16/02/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Marco Rubio

A Florida foi palco do mais recente massacre numa escola norte-americana. Marco Rubio é senador daquele estado e um dos políticos que mais dinheiro recebeu do lóbi das armas. É ele o alvo de um protesto inspirado num dos nomeados aos Óscares.

Em Parkland, na Florida, um jovem de 19 anos entrou na sua antiga escola armado e matou 17 pessoas. O massacre deu novo fôlego ao debate em torno das armas. E há quem não poupe os políticos pela sua inação num país onde este tipo de tiroteios parece ser cada vez mais frequente.

Após o massacre de Las Vegas, em outubro do ano passado, onde 58 pessoas morreram, o jornal New York Daily News divulgou uma lista com os nomes de senadores que mais dinheiro tinham recebido da National Rifle Association, a organização que mais lóbi faz em torno do negócio das armas.

Nessa lista surgia Marco Rubio, senador republicano na Florida. Com 3,3 milhões de dólares angariados em campanha, Rubio (que perdeu contra Donald Trump nas primárias republicanas) tinha sido dos que mais recebeu. E este facto não terá sido ignorado na hora de criticar, com cartazes, o senador da Florida.

Conta a CNN que naquele estado surgiram três cartazes com uma mensagem para Rubio: "Slaughtered in school"; "And still no gun control?"; "How come, Marco Rubio?". Em português, os cartazes dizem algo como: 'chacinados nas escolas e ainda não há controlo no uso e acesso a armas? Porquê, Marco Rubio?'.

O protesto foi criado por um grupo de ativistas intitulado Avaaz e inspirado num dos nomeados aos Óscares deste ano: ‘Três Cartazes à Beira da Estrada’.

O filme passa-se numa pequena cidade rural norte-americana onde uma adolescente foi violada e assassinada. Meses após o crime, a mãe da jovem assassinada contrata três cartazes esquecidos nos arredores da cidade para poder publicar uma mensagem para a polícia local a questionar como é que, meses depois, a investigação não teve desenvolvimentos.

Curiosamente, o filme já havia inspirado um protesto igual esta semana, em Londres, na sequência da tragédia da torre de Grenfell.

 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório