Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Três cartazes junto à torre de Grenfell

Um dos nomeados aos Óscares deste ano inspirou um curioso protesto em Londres.

Três cartazes junto à torre de Grenfell
Notícias ao Minuto

22:44 - 15/02/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Protestos

A 14 de junho do ano passado, 71 pessoas morreram num incêndio na Torre de Grenfell, um edifício residencial em Londres.

No passado, os residentes já tinham alertado para a falta de condições de segurança. O caso mereceu investigação e esta quinta-feira motivou um curioso protesto, inspirado no filme 'Três cartazes à beira da estrada'. 

O filme é um dos nomeados aos Óscares deste ano e conta com interpretações muito elogiadas de Frances McDormand, Sam Rockwell e Woody Harrelson.

O filme passa-se numa pequena cidade rural norte-americana que foi palco da violação e morte de uma jovem. Meses após o crime, a mãe da jovem assassinada contrata três cartazes esquecidos nos arredores da cidade. Tudo para poder publicar uma mensagem para a polícia local a questionar como é que, meses depois, a investigação não teve desenvolvimentos e não houve detenções.

Foi esta a mesma mensagem colocada hoje em três cartazes que foram vistos pelas ruas de Londres.

A iniciativa partiu de um grupo intitulado Justice 4 Grenfell, que contratou três cartazes onde colocou as mesmas perguntas que o filme perguntava, mas neste caso sobre o incêndio onde morreram dezenas de pessoas. "71 dead" (71 mortos), "And still no arrests?" (e ainda nenhuma detenção?) e "How come?" (porquê) foram as mensagens publicadas nos cartazes, que além de terem percorrido as ruas de Londres, estão agora a conquistar cada vez mais atenção online.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório